domingo, 1 de agosto de 2010

Carlos Drummond de Andrade


quem foi ele? e qual sua importância para sociedade dos dias atuais?
um grande pensador, dono das melhores frases, dos melhores poemas, dos melhores textos.
que tal a gente conhecer um pouco ele agora?

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. estudou na cidade de Belo Horizonte no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". Formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Suas primeiras obras foram:Alguma poesia (1930) e Brejo das almas (1934), depois dela vinheram muitas outras, entre elas: Sentimento do mundo (1940), José (1942), A rosa do povo (1945).
Várias obras do poeta foram traduzidas para o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, sueco, tcheco e outras línguas. Drummond foi seguramente, por muitas décadas, o poeta mais influente da literatura brasileira em seu tempo, tendo também publicado diversos livros em prosa.
Além de ter suas obras traduzidas para vários idiomas ele traduziu a de grandes atores estrangeiros, entre eles estão:
alzac (Les Paysans, 1845; Os camponeses), Choderlos de Laclos (Les Liaisons dangereuses, 1782; As relações perigosas), Marcel Proust (La Fugitive, 1925; A fugitiva), García Lorca (Doña Rosita, la soltera o el lenguaje de las flores, 1935; Dona Rosita, a solteira), François Mauriac (Thérèse Desqueyroux, 1927; Uma gota de veneno) e Molière (Les Fourberies de Scapin, 1677; Artimanhas de Scapino).
Alvo de admiração tanto pela obra quanto pelo seu comportamento como escritor, Carlos Drummond de Andrade morreu no Rio de Janeiro RJ, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.
Vou colocar aqui algumas frases desse grande escritor, as que virão para cá são poucas diante das milhares que ele fez:
"
Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo"
"A confiança é um ato de fé, e esta dispensa raciocínio"
"Há muitas razões para duvidar e uma só para crer"

"Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar"
é isso gente, finalizo esse post com essa frase que eu acho linda dele:
"
Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade"

espero que tenham gostado do post. afinal conhecer mais sobre a literatura brasileira e quem fez parte dela nunca é ruim hein? (:
beeeijos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário